MANO QUIM, actor, encenador, director de actores e gestor cultural.
Baptizado como Joaquim Sebastião Matavel, é natural de Maputo, filho de pai escriturário e mãe doméstica, fez os estudos primários, secundários e universitários em Maputo, e outras cidades, onde concluíu a Licenciatura em Psicologia, o Mestrado em Saúde Pública e o Doutoramento em Biociências e Saúde Pública.
Ingressa no teatro em 1987 na organização dos Continuadores de Moçambique, como parte do primeiro grupo de teatro infantil do país, denominado Grupo Infantil de Teatro Girassol, mais tarde re-baptizado como Grupo de Teatro Girassol.
Participou como actor nas primeiras produções do Grupo Infantil de Teatro Girassol, e como actor convidado em produções do Colectivo de Teatro Zomola. Depois de aprendizagens em várias oficinas de teatro no Zomola, Mutumbela Gogo, Gungu, entre outros, passou a encenador-assistente e posteriormente encenador do Grupo de Teatro Girassol, assinando também algumas peças de teatro como dramaturgo, nomeadamente “Ti João”, “Ciclo Vicioso”, “O Quarto”, “Nkatikuloni”, “A Candidata” entre outras, e adaptações de contos de Mia Couto como “A história dos Aparecidos” e “Mar Me Quer”.
Suas obras tem tido diversas participações em festivais nacionais e internacionais em países como Moçambique, África do Sul, Angola, Brasil, Portugal.
Em 2004 criou o Festival de Teatro de Inverno, hoje Festival Internacional Teatro de Inverno (FITI) - Prémio PREICC 2024 na categoria de Teatro, sendo o Coordenador e Curador principal. Igualmente é curador de Moçambique para festivais de teatro em Angola, África do Sul e Brasil.
Sua iniciação no audio-visual começa com a participação, como protagonista no documentário “A Força de Viver” retratando a vida de um dos Bairros suburbanos da cidade de Maputo. Posteriormente participou numa co-produção Moçambicana-Espanhola intitulada “Frutos Silvestres” como personagem secundário.
Em 2020 é convidado para ser Director de Casting e de Actores para uma curta-metragem - “O início do fim” da Maochas Filmes e posteriormente para comerciais de TV.
Em 2023 faz o Casting e a Direcção de Actores do Seriado “A Infiltrada” eproduzida pela Multi Choice-DSTV Moçambique.
Em 2024 faz a Direcção de Actores da premiada média-metragem - “Heterodoxo - O Quarto” com um guião de sua autoria, e produzido pela Maochas Filmes.
É actualmente Director de Casting e de Actores de mais um seriado - Marandza, produzido pela Multi Choice-DSTV Moçambique.