Moises Muchanga

Publicado

Oct 15 at 01:06 PM

Apesar de Moçambique não ter uma indústria cinematográfica consistente, Mélanie de Vales Rafael tem provado ser um talento versátil por onde tem passado.

Mélanie começou a sua carreira como atriz aos 14 anos, deu vida a “Nuta”, uma menina que se torna a médica da cidade em que quando todos adultos desaparecem, cabe às crianças reger a cidade, no filme República de Mininus (2012 co-produção Hollywood e Filmes do Tejo) de Flora Gomes onde contracenou ao lado de Danny Glover.

Em seguida, deu vida ao personagem Fátima onde foi guardiã do mar no filme Debaixo da Lua Cheia (2014) de Orlando Mabasso.

Foi também Rosa, uma médica da cidade que embarca numa viagem rumo ao seu primeiro emprego e em meio à guerra, dois capitães lutam pelo amor de Rosa, no filme Comboio de Sal e Açúcar (2016) de Licinio de Azevedo que foi aceite pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood para os Oscars.

Foi também “A Menina da Festa” no filme Ruth (2018) de António Pinhão Botelho, filme que fala sobre a vida do jogador Eusébio.

Em 2018, também deu vida ao personagem Shamila no filme Brasileiro “A Matéria Nocturna” do realizador Bernard Lessa.

Por fim, em 2020 em meio a pandemia, deu vida à personagem Nair, no filme angolano “A Professora” do realizador Henrique Narciso Dito.

Melanie nasceu e cresceu em Maputo, capital de Moçambique.

É fluente em Inglês, Português e Francês.

Estudou música na Escola Nacional de Música e fez aulas de dança ao longo dos anos no Centro de Pesquisa Coreográfica de Maria Helena Pinto.

Já na escola secundária foi convidada após ser descoberta por um encenador que no momento procurava talentos, para encarnar o seu primeiro papel no cinema em 2010.

Em 2011 aos 16 anos, tornou-se Young Designer do Mozambique Fashion Week onde apresentou anualmente suas coleções de moda por 5 anos. Em 2014, foi vencedora do Home Center Fashion Challenge do Mozambique Fashion Week.

Foi vocalista de uma banda de jazz que abrilhantou as noites de Jazz de um dos maiores hotéis 5 estrelas de Maputo, o Polana Serena Hotel.

Mélanie tem como hobbies fotografar, edição de vídeo e de fotografia, leitura e viagens.

Longe das câmeras, Mélanie seguiu com os seus estudos onde estudou Relações Internacionais e Diplomacia no Instituto Superior de Relações Internacionais em Maputo.

Foi também estudante na Ferrari Fashion School em Milão na Itália. Onde se qualificou em “Modelista Sposa” ou simplesmente “Moda para noivas”.

Em março de 2018 embarcou rumo ao Burquina Faso para participar dos “Journées Cinématographique de la Femme Africaine de l’image “ recebeu este convite em virtude dos papéis por ela encarnados ao longo dos anos.

Tornou-se também embaixadora do combate ao cancro de mama em Moçambique para a campanha Outubro Rosa 2018.

Em Dezembro de 2018, Melanie foi galardoada como a “Melhor Jovem Atriz Africana”, prémio que é atribuído pela Academia Africana de Cinema, a Academia de Sotigui no Burkina Faso. Este prémio, foi entregue dado ao seu desempenho ao longo dos anos no cinema e acima de tudo, o seu desempenho como Rosa no filme Comboio de Sal e Açúcar.

Ainda em Dezembro de 2018, Melanie lançou junto com o cantor Puto Português, a sua primeira música a convite da discográfica angolana LS & Republicano.

A música intitulada “Me diz só - Melanie de Vales ft. Puto Português”

De 2018 a 2020, Melanie fez shows de grande destaque como cantora, como o show da Team dos Sonhos em Angola, Moçambique e Portugal.

Em Outubro de 2019, lançou a música “Mais Forte ao Teu Lado” ao lado do cantor angolano Rui Orlando.

Em 2020, em meio à pandemia do coronavírus, Melanie deu vida ao seu sexto personagem no cinema numa produção internacional, que foi também a sua primeira vez como co-produtora de um filme.

Em 2022 Melanie, compôs junto do produtor musical português King Reapa, a trilha sonora da série moçambicana “A Infiltrada”. Série esta em que Melanie também fez parte do elenco principal de atores.

De 2023 a 2024, Melanie deu vida ao personagem Emília da novela moçambicana Maida onde compôs uma música para a trilha sonora da Novela

Publicado

Oct 08 at 09:50 AM

1 / 2
2 / 2

PARA OS ESTUDANTES: COMO INSERIR O CÓDIGO DE ACESSO?

Publicado

Oct 08 at 09:49 AM

⚠️ COORDENAÇÃO DE ESCOLA TÉCNICA – CANDIDATURAS ABERTAS ⚠️

Tens experiência em coordenação de projectos na área técnica e queres fazer parte de uma iniciativa inovadora no sector das artes e dos espectáculos? Esta pode ser a tua oportunidade!

A Utopia - Associação Box, Spicy Malagueta, 16Neto, Gil Eventos, Yodine Produções e o Centro Cultural Franco-Moçambicano juntaram-se para criar uma Escola Técnica prática, destinada a formar técnicos em som, iluminação e vídeo

Estamos à procura de um/a Coordenador/a para liderar esta iniciativa, que oferece uma formação de 3 meses, seguida de um estágio de 6 meses nas organizações envolvidas.

📧 Se estás interessado/a, envia o teu CV e carta de apresentação até 26 de Outubro, à atenção de Caldino Perema, para: utopiaprojecto@gmail.com

ℹ️ Mais informações:

https://shorturl.at/CwhTY

Publicado

Oct 08 at 09:49 AM

O Ministério da Cultura e Turismo, por meio do INICC IP, realizará no dia 16 de outubro o lançamento oficial da 2ª Edição do Concurso de Apoio e Financiamento ao Audiovisual e Cinema.

Não perca esta oportunidade.

Participe!

Publicado

Oct 07 at 11:47 AM

É ESTUDANTE, JÁ COMPROU O SEU BILHETE?


Atenção! 📢📢📢

Venha acompanhar de perto um dos maiores filmes de Moçambique, o "Comboio de Sal e Açúcar" no Cinema 🍿


Data: 11 de Outubro

Hora: 18 horas.

Local: Cine-Teatro Scala


💰BILHETES

Pré-venda: 100,00Mt (Online e na bilheteria do cinema Scala).

No próprio dia: 200,00Mt


Promoção:

Active a promo usando o código de acesso: ESTUDANTE_PRE_VENDA


Bilhetes online disponíveis em bit.ly/cinekanema


Sinopse:

Moçambique, 1988. Em meio à guerra civil, militares escoltam um trem de carga lotado de mercadorias e pessoas que buscam uma vida melhor. Muitos viajam para trocar além das fronteiras sal por açúcar, escasso localmente, e o grande desafio da jornada cheia de atritos é superar ataques surpresas e sabotagens de grupo paramilitar liderado por homem que, segundo as lendas, se transforma em macaco.

Publicado

Oct 07 at 11:15 AM

Horácio Guiamba, um orgulho no cinema moçambicano

Horácio Guiamba é um exemplo impressionante de versatilidade e dedicação no cenário artístico internacional. Nascido em Maputo em Outubro de 1981, ele construiu uma carreira notável que abrange diversos aspectos do teatro, cinema, televisão e rádio, destacando-se como um artista excepcionalmente talentoso e multifacetado.

A sua carreira começou em 2003 com a renomada Companhia de Teatro Gungu em Moçambique, e desde então, ele não parou de expandir suas fronteiras, incluindo colaborações internacionais como a sua participação em festivais e projetos de teatro na Finlândia, Itália e Suécia.

Com uma formação sólida em Teatro, obtida na Escola de Comunicação e Artes da Universidade Eduardo Mondlane, Horácio não apenas domina o português e as línguas da zona Sul de Moçambique, mas também possui um profundo entendimento de inglês e italiano, ampliando seu alcance e impacto no mundo artístico.

Em 2024, Horácio foi uma figura chave no projeto "A Paz é nossa cultura" da UNICEF, sublinhando seu compromisso com causas sociais e seu papel como defensor da paz. Sua contribuição também se estendeu à novela “Vidas Paralelas” da DStv e às séries “Infiltrada” e “Kuga Muno”, onde sua habilidade como ator brilhou intensamente.

O ano de 2023 foi particularmente prolífico para Horácio. Ele participou do musical “Aqueles dias da Rádio” e no filme “Sangue da Vovó”, uma adaptação da obra de Mia Couto, com realização de Gabriel Mondlane. Seu talento também foi reconhecido no espetáculo alusivo ao Dia da Língua Portuguesa em Lisboa, onde se uniu a outros nove atores de países de língua oficial portuguesa, evidenciando sua relevância e contribuição ao patrimônio cultural lusófono.

Em 2022, Horácio foi aclamado por seu papel protagonista no filme “Ancoradouro”, dirigido por Sol de Carvalho e Mia Couto, e também atuou no espetáculo “Chovem Amores Na Rua do Matador”, uma adaptação de um texto original de Mia Couto. Em 2021, ele levou o espetáculo “Incêndios” de Wajdi Mouwad para França, solidificando ainda mais sua reputação internacional.

Horácio Guiamba não só participou de eventos marcantes, como a XII edição do FESTLIP no Rio de Janeiro em 2020, mas também foi um ator de destaque em séries e filmes de prestígio, como “THE ZORBS” das Nações Unidas e “O Dia que Explodiu Mabata-Bata” do realizador Sol de Carvalho. Sua atuação em peças como “Antígona” de Sófocles e “Incêndios” de Wajdi Mouwad, tanto em Lisboa quanto no Brasil, demonstra sua capacidade de trazer novas dimensões aos clássicos e contemporâneos.

Além de suas realizações em palco e tela, Horácio é conhecido por seu trabalho em radionovelas e spots publicitários, onde sua voz e talento desempenham papéis cruciais. Com participações em produções como “Nguva”, “Kheta” e “Fatias da Vida”, ele tem contribuído significativamente para a arte da radionovela e da publicidade.

Horácio Guiamba é, sem dúvida, um artista multifacetado cujo trabalho transcende fronteiras e continentes. Sua dedicação ao teatro, cinema, televisão e rádio, aliada à sua fluência em várias línguas e sua capacidade de se conectar com públicos diversos, fazem dele um verdadeiro ícone cultural e uma inspiração para muitos.

Publicado

Oct 07 at 08:50 AM

1 / 2
2 / 2

Conecte-se agora à TV Miramar, programa Belas Manhãs, e acompanhe a entrevista com o Realizador Licínio Azevedo e Melanie de Vales, actriz do filme Comboio de Sal e Açúcar.


Adquira o seu bilhete online para o filme Comboio de Sal e Açúcar pelo bit.ly/cinekanema

Publicado

Oct 01 at 03:38 PM

1 / 2
2 / 2

CHAMADA PARA PARTICIPANTES


O projeto “Jornais de Actualidades Não-alinhados” chega a Maputo!

Este projecto de investigação artística baseia-se na reativação de filmes de arquivo feitos por cinegrafistas jugoslavos em toda a Ásia e África, nas décadas de 1950 e 1960.


Em preparação para o 50º aniversário da independência de Moçambique, em colaboração com Filmske Novosti, os cinejornais jugoslavos, temos digitalizado materiais filmados pelo cinegrafista Dragutin Popović para a Frelimo, entre 1967 e a independência.

Procuramos participantes para um workshop que terá lugar em Maputo, no dia 30 de Outubro, quarta-feira, no Cine-Teatro Scala, das 12h00 às 17h00, onde iremos interagir com materiais filmados em Moçambique e na Tanzânia, convidando-os a comentar ao vivo e em público sobre estas imagens de arquivo. O trabalho será moderado pela cineasta Mila Turajlic.


Pretendemos reunir pessoas de todas as idades, interessadas em partilhar as suas histórias familiares e em explorar as memórias sociais e pessoais do não-alinhamento, bem como novos imaginários políticos para o futuro. Neste processo, uma história visual silenciosa é reativada através da narrativa oral no presente num espaço colaborativo.


O workshop será filmado e apresentado como vídeo-instalação no âmbito dos próximos Encontros do Património Audiovisual, em 2025, em colaboração com a Associação Amigos do Museu do Cinema em Moçambique (AAMCM).

Mais informação sobre o projeto pode ser encontrada em: www.nonalignednewsreels.com


Para participar, envie um breve e-mail com seu nome, telefone de contato e motivação, até 20 de Outubro, para: nonaligned.newsreels@gmail.com

https://www.museudocinemamocambique.org/encontros...

Publicado

Oct 01 at 11:35 AM

Está em Maputo e perdeu a estreia do filme Caly?

Assista no cinema NUMETRO todos sábados às 19 horas e Domingos às 17 horas.

Assista o trailer deste filme em https://netkanema.co.mz/programs/caly-trailer

Publicado

Oct 01 at 08:14 AM

BILHETES SE ESGOTANDO...

Atenção! 📢📢📢

Venha acompanhar de perto um dos maiores filmes de Moçambique, o "Comboio de Sal e Açúcar" no Cinema 🍿

Data: 11 de Outubro

Hora: 18 horas.

Local: Cine-Teatro Scala

💰BILHETES

Pré-venda: 400,00Mt (Online e na bilheteria do cinema Scala).

No próprio dia: 500,00Mt

Promoção:

Compre 4 bilhetes ou mais e pague apenas 250Mt por cada bilhete

Bilhetes online disponíveis em bit.ly/cinekanema

Sinopse:

Moçambique, 1988. Em meio à guerra civil, militares escoltam um trem de carga lotado de mercadorias e pessoas que buscam uma vida melhor. Muitos viajam para trocar além das fronteiras sal por açúcar, escasso localmente, e o grande desafio da jornada cheia de atritos é superar ataques surpresas e sabotagens de grupo paramilitar liderado por homem que, segundo as lendas, se transforma em macaco.