Hoje honramos os todos os heróis que escrevem a script de Moçambique com coragem, sacrifício e amor pela pátria 🇲🇿
Moises Muchanga
Publicado
03/02, 13:36 hs
Publicado
02/02, 08:59 hs
Isabel Jorge (n. 11 de agosto de 1976) é actriz e produtora moçambicana, licenciada em Jornalismo pela Universidade Eduardo Mondlane.
Com mais de 30 anos de carreira nas artes cénicas, iniciou o seu percurso artístico no grupo Mutumbelinha e integrou, em 1989, o Grupo de Teatro M’bêu, do qual é actualmente directora.
Colaborou, durante muitos anos, com o Grupo Mutumbela Gogo. Participou em diversas produções teatrais nacionais e internacionais e facilitou workshops voltados para o desenvolvimento comunitário.
Colaborou com companhias e artistas da Finlândia, Suécia, Brasil, Portugal e da África Austral, com destaque para o Theatre for Africa, na Cidade do Cabo.
Trabalhou com encenadores como Evaristo Abreu (seu mentor), Henning Mankell, Manuela Soeiro e Nicholas Ellenbogen, realizando digressões pela África, Europa, América e Ásia.
No audiovisual, participou como actriz em vários filmes, com destaque para O Sucessor, uma coprodução da Studio Regin, NRK Drama e Avenida Produções; O Ancoradouro do Tempo, de Sol de Carvalho, adaptado do livro A Varanda do Frangipani, de Mia Couto; e a minissérie Corações Amargos, da Ideias Comunicação, escrita por Dadivo José e exibida pela Maningue Magic. Trabalhou como assistente de produção no filme O Jardim de Outro Homem, de Sol de Carvalho, e como assistente de guarda-roupa em A Costa dos Murmúrios, de Margarida Cardoso.
Como figurinista, colaborou com a DDB em várias campanhas publicitárias. Na rádio, deu voz à personagem Mana N’weti no programa Tua Cena e participou em radionovelas, com destaque para Ouro Negro.
Durante a pandemia da COVID-19, coordenou o projecto Contos Tradicionais em Rádio, voltado para o público infantil.
Foi coordenadora de produção na Associação H2N, sendo responsável por dois programas televisivos — ASAS e Esperança e Felicidade — e colaborou com a N’weti como pivot em programas televisivos de sensibilização social exibidos na TVM e na RTP África. Como directora, Isabel Jorge dirigiu diversas peças infantis e, nos últimos anos, tem-se dedicado à criação de espectáculos com foco na vivência e na força das mulheres.
Entre os seus trabalhos mais recentes destacam-se: O Monólogo da Prostituta no Manicómio, de Dario Fo e Franca Rame, apresentado em Maputo, Beira, Alemanha e Brasil; As Substitutas, adaptação da peça Another One’s Bread, de Mike van Graan; Sujo(S), dirigido em 2024, em São Paulo, numa coprodução entre Moçambique, Brasil e Alemanha; e O Homem da Flor na Boca, encenado no mesmo ano, em Maputo.
Tem colaborado com a ZEP Estúdio na direcção de actores em produções musicais.
Em 2025, pela Olankha, foi responsável pela coordenação dos projectos Maputo em Cena e Laboratório Criativo para o Público Jovem, bem como pela coordenação do Fórum de Dança CENA ABERTA – KINANI 2025. Isabel Jorge é directora da MACART — M’bêu Associação de Cultura, Arte e Teatro — e sócia da Olankha Produções e Comunicação, Lda., empresa dedicada à comunicação, produção audiovisual e organização de eventos.
Publicado
31/01, 11:02 hs
"Colegas cineastas, aspirantes e curiosos, queria deixar aqui os parabéns ao Ique, Sousa e Denilson pela premiere do seu excelente filme aqui no festival de Rotterdam. É impressionante ver um filme moçambicano a competir a este nível internacional.
Fazer uma longa metragem não é brincadeira, e eles conseguiram concretizar isso com produção independente e orçamento limitado. Isto mostra que é possível, que podemos estar nestes espaços com as nossas histórias.
Espero que isto inspire mais cineastas moçambicanos a arriscar e a fazer obras desta dimensão. Precisamos de mais filmes nossos nestes palcos internacionais. Força ao Ique, Sousa e Denilson, e que venham mais projetos assim! 💪🇲🇿"
-Ernânio Mandlate
Publicado
28/01, 17:09 hs
🎬 JÁ ESTÁ DISPONÍVEL O FILME CALY 🥳
Assista em: https://netkanema.co.mz/programs/caly
CALY, de Alcy Caluamba, chega à NetKanema com uma narrativa intensa, marcada por ação, tensão emocional e escolhas extremas diante da perda.
Sinopse:
Após o sequestro da esposa e da filha, Caly é forçado a confrontar os seus maiores medos. Em meio à traição e a inimigos inesperados, ele embarca numa missão perigosa para salvá-las, descobrindo verdades chocantes ao longo do caminho.
Publicado
26/01, 10:23 hs
Ernesto Hugo Chume (Hugo HD) é o atual presidente da produtora History Studios, desempenha funções diversas, tais como como:
Realizador de cinema, produtor, operador de camera, D.O.P, editor, roteirista e director atualmente.
- Em 2012 Hugo HD foi responsável pela produção de um projeto de novela Viagem para o sucesso de Portug*l;
- Em 2015 foi responsável pela direção e produção do programa Moz Vibes na JangoMagic na *STV;
- Em 2016 foi responsável pela edição do programa BPM produzido pela Illuminat S*udios;
- Em 2017 trabalhou como editor e operador de camera na Illuminat Studios;
Desde então fundou a sua produtora, History Studios, onde já então ele escreveu e esta dirigir seu filme SURAYA primeiro filme terror em Moçambique onde tem como ator principal o influencer e humorista Guyzelh Ramo, O último retrato de Alexander Maia, um filme de ação que nos trás "The Hermes" como o protagonista principal.
Recentemente, trabalhou também como Director de Fotografia (D.O.P) da série “Infiltrada” da Dstv e GOtv, e, no projecto lusófono, Aviagem para dentro de mim uma série de Nancy Mery
Publicado
26/01, 10:16 hs
🎬 A 2ª Temporada do POP FILMES avança com o POP8: “Zona Quente”, do cineasta Arci-Jay.
SINOPSE:
“Zona Quente” retrata um universo marcado pela desilusão, frustração, amor, traição, ódio, vingança e assaltos. A narrativa acompanha jovens que, diante da falta de condições e oportunidades, veem os seus sonhos limitados e acabam por se envolver precocemente no mundo da criminalidade — drogas, tráfico e assaltos — como forma de sobrevivência.
Ao escolherem o caminho aparentemente mais fácil para ganhar a vida, passam a saquear bairros e cidades, deixando para trás aquilo que um dia desejaram ser.
💛 ESTA TEMPORADA TEM UM PROPÓSITO ESPECIAL:
👉 APOIAR OS CINEASTAS MOÇAMBICANOS NA PRODUÇÃO DAS SUAS PRÓXIMAS OBRAS.
A tua contribuição fortalece o cinema nacional e cria espaço para novas histórias moçambicanas.
💰 APOIE O CINEMA MOÇAMBICANO
Basta digitar:
📱 *150#
6️⃣ Pagamentos
7️⃣ Cod. Serviço: 999267
⏺️ Referência: POP8
🇲🇿 Juntos, continuamos a fortalecer o cinema moçambicano.
Publicado
22/01, 00:01 hs
Queres transformar a tua paixão pelo audiovisual numa carreira de verdade?
As candidaturas para a Turma 2026 da MultiChoice Talent Factory já estão OFICIALMENTE ABERTAS!
Esta é a tua oportunidade de fazer parte de um programa que forma os próximos grandes talentos do cinema e da televisão em África.
Candidaturas abertas até 27 de Fevereiro de 2026
Faz o scan do QR Code na imagem ou clica no link https://multichoicetalentfactory.com/mtf.../index.php e garante já a tua inscrição.
Publicado
19/01, 12:58 hs
Júlia Eduardo Novela, nascida à 29 de Maio de 1982, em Maputo, numa família que muito simpatiza com as artes. Júlia, destaca-se no mundo criativo desde os primórdios como bailarina na Casa da Cultura do Alto – Maé, depois integrou a Associação Cultural Girassol como actriz e produtora do Festival Internacional de Teatro de Inverno.
Com o andar do tempo tem demonstrado o seu empenho abnegado e solidificado pela ética de trabalho, conduta profissional e esforço, com excelentes competências de documentação, agendamento, elaboração de contratos, atendimento telefónico e ao cliente.
Júlia Novela já desempenhou funções como de assistente de produção cultural no Centro Cultural Franco Moçambicano e de assistente administrativa na Associação Moçambicana de Cineastas.
Já encabeçou produções de eventos nacionais e internacionais com as bandas Ghorwane, Isaú Meneses, Félix Moia, Michel do Rosário, Kassav, Jean Michelin, Monique Seka, Tanya Saint Val e Thierry Kham.
Trabalha em várias produções, produtora, intérprete de português-francês-português e é membro da equipa de produção do Festival zouck.
É formada em Gestão e Estudos Cultural pelo Instituto Superior de Artes e Cultura (ISARC). Para além dos palcos, Júlia Novela, é actriz de cinema, tendo iniciado na Associação Moçambicana de Cineastas – AMOCINE, ganhando relevância em histórias de ficção nacional.
Actualmente, Júlia Novela é directora Executiva da XHUB – Incubadora de Negócios Culturais e Criativos e directora Geral do Festival AZGO.
Publicado
14/01, 10:18 hs
Filme “Vândalos” já disponível na NetKanema
Assista em: https://netkanema.co.mz/programs/vandalos-short-film-4k
O filme moçambicano “Vândalos”, do director criativo Melchior Ferreira e do realizador Bill Boy, já estreou oficialmente na plataforma NetKanema, dedicada exclusivamente ao cinema moçambicano, e encontra-se disponível para o público em geral.
Sinopse: Lembranço é um jovem vendedor ambulante, um dos famosos “chips boys”, frequentemente rotulado como “vândalo” ou molwene. Mas por detrás dos rótulos, esconde-se um rapaz com sonhos, talentos e esperança. Determinado a mudar a sua realidade, ele aposta tudo no que acredita ser o início de algo maior. Vândalo é um retrato profundo e comovente da luta de uma geração que, apesar dos desafios, continua a sonhar e a resistir.
Publicado
12/01, 12:45 hs
🎬 ESTREIA PRATO FRIO NO DIA 20 DE JANEIRO
Assista o trailer em: https://netkanema.co.mz/programs/prato-frio-official-trailer
PRATO FRIO, de Gamito Fumane, chega à NetKanema com uma narrativa tensa e perturbadora que expõe a fragilidade das aparências.
Sinopse: Érica, uma jovem de 19 anos, vive uma vida aparentemente perfeita com seus pais em uma
zona de luxo. No entanto, tudo muda quando um grupo de assaltantes invade sua casa.
Um filme intenso.
Um choque de realidade.
Uma estreia que promete prender o espectador do início ao fim.
📅 Disponível a partir de 20 de Janeiro
📍 Exclusivo na NetKanema