Moises Muchanga

Publicado

26/11, 10:54 hs

SAVE THE DATE — 05 DE DEZEMBRO 📍

O cinema moçambicano volta a brilhar na TTV com a estreia da 2ª Temporada do POP FILMES 🥳🎥

Prepara-te para uma temporada que celebra talento, autenticidade e o poder das nossas histórias.

Publicado

26/11, 10:30 hs

SUGESTÃO DO DIA 🎬📣

Filme: Mahla

Assista em: https://netkanema.co.mz/programs/mahla

Faça parte do nosso canal do WhatsApp em:

https://whatsapp.com/channel/0029VabVpc7BadmX9DPzmM02


Sinopse:

Ermelinda, uma enfermeira que trabalha no Hospital Central de Maputo, descobre que está grávida e decide deixar o marido abusivo e alcoólico, Jerry (um pequeno agente imobiliário). No ônibus para voltar para casa para buscar seu filho, Nelito, acontece algo que coloca em questão sua decisão e sua humanidade.



Publicado

25/11, 10:28 hs

1 / 2
2 / 2

Deadboy Real G (Messias Chisale) é o grande vencedor da 5a edição do concurso de curtas-metragens amadoras do ShortcutzMaputo , cujo tema era "Para onde nos leva a inteligência artificial?", com a curta "O Contrato".

Parabéns!

Publicado

24/11, 11:29 hs

Berlim Narciso Marrengula é um jovem moçambicano natural de Maputo, nascido aos 06 de Outubro de 1996, actualmente com 28 anos. É formado em Eletricidade Industrial e estudante do curso de Cinema e Audiovisual no ISARC – Instituto Superior de Artes e Cultura.

Desde cedo, gostou de ler histórias em livros da escola, mas o seu percurso no universo da imagem começa em 2008, com o primeiro contacto com uma câmara manual. Desde então, aprofunda o interesse pela fotografia, que mais tarde evolui para o cinema, onde encontra espaço para unir a escrita criativa à linguagem visual.

Hoje, dedica-se à produção de narrativas com foco em temáticas culturais, sociais e identitárias moçambicanas. Com um olhar crítico e sensível, procura construir obras visuais que informem, provoquem e inspirem o público.

O seu objectivo profissional passa por realizar projectos cinematográficos que dialoguem com a realidade contemporânea, consolidando-se como realizador e contador de histórias comprometido com a sua cultura. Tendo já dirigido duas peças de cinema: Não é o fim, primeira curta-metragem ( não publicado ainda) 2023, e deois Oportunistas Eleitos 2023, já publicado. E, Pais 100 Nada ( 2024), ainda sem lançamento.

Publicado

19/11, 08:22 hs

Um crânio que fala…

Um rapaz que escuta…

A Veterano Studios, produtora moçambicana especializada em cinema, produção de programas de TV, animação e dobragens, está à procura de novos talentos para o seu próximo projecto original:

está à procura de:

• Actores de voz para a animação.

• Actores para a curta-metragem.

Casting: 30 de novembro

Endereço: Rua Mário Coluna, Magoanine, Maputo

Mais informações: +258 86 39 66 779

Venha dar vida a personagens que podem marcar o cinema moçambicano.

Nota importante: Antes do dia do casting, faça a marcação através do número 863966779 (WhatsApp). De seguida receberá uma mensagem com a hora do seu casting.

Publicado

18/11, 10:45 hs

SUGESTÃO DO DIA 🎬📣

Filme: Penumbra

Assista em: https://netkanema.co.mz/programs/penumbra-2018

Faça parte do nosso canal em: https://whatsapp.com/channel/0029VabVpc7BadmX9DPzmM02

Sinopse
Um homem, denominado “Sombra” por atacar só a noite, toma a justiça em suas próprias mãos e vai atras do líder da maior organização de drogas e crimes de Maputo conhecido só pela alcunha “O Mestre”, matando todos que cruzam o seu caminho até que ele se depara com um inimigo que ele jamais podia imaginar.

Cast: J J Nota, Ivo "Ivory" Alfredo, Fernando Bambamba, Helena Langa, Derson Bambamba e Omar Faquirá.

Publicado

18/11, 10:40 hs

O SEQUESTRO - ESTREIA JÁ NESTE SÁBADO 22 DE NOVEMBRO.

Numa altura em que o nosso Cinema clama por mais obras, mais Realizadores, mais Actores para revitalizar e despertar a paixão pela Sétima Arte, o Waro Waro e Binho Nhazua se juntam e trazem: O SEQUESTRO um filme que vem agregar valores no nosso Cinema e que certamente vai prender a atenção do público.

Dirigido por: Binho Nhazua e King Waro

Venha assistir a sua exibição exclusiva por apenas 200Mt.

Publicado

18/11, 10:40 hs

📅 Data: 20 de novembro

⏰ Hora: 19h00 - 20h30 (hora de Moçambique)

📍 Plataforma: Zoom - https://bit.ly/JR_Responde

Q&A com Joao Ribeiro

És realizador, produtor, técnico, actor, estudante ou simplesmente apaixonado por cinema dos PALOP?

Tens dúvidas sobre produção, equipas, organização, contratos e direitos, orçamentos, gestão de produção, co-produções, regulamentos ou o ambiente de negócio do audiovisual?

Ou talvez queiras saber mais sobre processos criativos, desenvolvimento de guiões, distribuição, festivais, financiamento e até o futuro do nosso cinema?

Então junta-te a esta sessão online, onde vou responder às tuas perguntas e partilhar experiências práticas sobre tudo (ou quase tudo!) ligado ao cinema e aos bastidores da produção cinematográfica.

Não importa se estás a começar agora ou já tens alguns projectos no currículo — este espaço é para tirarmos dúvidas, trocar ideias e fortalecer a nossa ainda pequena indústria cinematográfica local.

#cinema

#cinemapalop

#palop

#cinemafricano

Publicado

17/11, 09:01 hs

Gamito Fumane – Diretor, Produtor e Roteirista Moçambicano

Gamito Fumane é um Diretor, produtor e roteirista moçambicano, nascido em Pemba, no bairro de Natite. Fundador da Fumane Films, produtora independente dedicada a “capturar histórias em movimento”, Fumane tem se afirmado como uma das vozes mais promissoras do novo cinema africano.

Com uma linguagem visual marcante e uma abordagem profundamente emocional, Gamito combina elementos da cultura moçambicana com o realismo psicológico e o suspense cinematográfico, explorando temas como culpa, medo, justiça, amor e identidade.

Entre as suas obras de destaque estão os longas-metragens Prato Frio (2025) — um thriller psicológico premiado em festivais internacionais como Nova Iorque e Índia — e O Preço da Culpa (Blood and Remorse) (2026), um intenso drama sobre moralidade e remorso, filmado com a Blackmagic URSA Mini Pro 12K e finalizado em 4K UHD com som 5.1. Ambos os filmes consolidam a sua reputação como um dos cineastas mais técnicos e autorais de Moçambique.

Além de diretor e roteirista, Gamito também é o principal estrategista criativo da Fumane Films, liderando projetos de ficção histórica e fantasia, como As Guardiãs e Império de Gaza, que reinterpretam mitos africanos através de uma estética contemporânea e ambiciosa.

Visionário, multifacetado e comprometido com a valorização das narrativas africanas, Gamito Fumane representa uma nova geração de cineastas moçambicanos que usam o cinema como ferramenta de transformação cultural e afirmação identitária.

Publicado

12/11, 10:45 hs

Sugestão do dia "O Vento Sopra do Norte": https://netkanema.co.mz/programs/vento-sopra-norte

Sinopse: Moçambique foi colônia de Portugal até 1975, enfrentando várias batalhas para conseguir sua independência. Na década de 1960, é retratado uma reconstituição do que foi a última fase desse período colonizador dos portugueses sobre o país africano.

Um filme de: José Cardoso