Moises Muchanga

Publicado

19/11, 08:22 hs

Um crânio que fala…

Um rapaz que escuta…

A Veterano Studios, produtora moçambicana especializada em cinema, produção de programas de TV, animação e dobragens, está à procura de novos talentos para o seu próximo projecto original:

está à procura de:

• Actores de voz para a animação.

• Actores para a curta-metragem.

Casting: 30 de novembro

Endereço: Rua Mário Coluna, Magoanine, Maputo

Mais informações: +258 86 39 66 779

Venha dar vida a personagens que podem marcar o cinema moçambicano.

Nota importante: Antes do dia do casting, faça a marcação através do número 863966779 (WhatsApp). De seguida receberá uma mensagem com a hora do seu casting.

Publicado

18/11, 10:45 hs

SUGESTÃO DO DIA 🎬📣

Filme: Penumbra

Assista em: https://netkanema.co.mz/programs/penumbra-2018

Faça parte do nosso canal em: https://whatsapp.com/channel/0029VabVpc7BadmX9DPzmM02

Sinopse
Um homem, denominado “Sombra” por atacar só a noite, toma a justiça em suas próprias mãos e vai atras do líder da maior organização de drogas e crimes de Maputo conhecido só pela alcunha “O Mestre”, matando todos que cruzam o seu caminho até que ele se depara com um inimigo que ele jamais podia imaginar.

Cast: J J Nota, Ivo "Ivory" Alfredo, Fernando Bambamba, Helena Langa, Derson Bambamba e Omar Faquirá.

Publicado

18/11, 10:40 hs

O SEQUESTRO - ESTREIA JÁ NESTE SÁBADO 22 DE NOVEMBRO.

Numa altura em que o nosso Cinema clama por mais obras, mais Realizadores, mais Actores para revitalizar e despertar a paixão pela Sétima Arte, o Waro Waro e Binho Nhazua se juntam e trazem: O SEQUESTRO um filme que vem agregar valores no nosso Cinema e que certamente vai prender a atenção do público.

Dirigido por: Binho Nhazua e King Waro

Venha assistir a sua exibição exclusiva por apenas 200Mt.

Publicado

18/11, 10:40 hs

📅 Data: 20 de novembro

⏰ Hora: 19h00 - 20h30 (hora de Moçambique)

📍 Plataforma: Zoom - https://bit.ly/JR_Responde

Q&A com Joao Ribeiro

És realizador, produtor, técnico, actor, estudante ou simplesmente apaixonado por cinema dos PALOP?

Tens dúvidas sobre produção, equipas, organização, contratos e direitos, orçamentos, gestão de produção, co-produções, regulamentos ou o ambiente de negócio do audiovisual?

Ou talvez queiras saber mais sobre processos criativos, desenvolvimento de guiões, distribuição, festivais, financiamento e até o futuro do nosso cinema?

Então junta-te a esta sessão online, onde vou responder às tuas perguntas e partilhar experiências práticas sobre tudo (ou quase tudo!) ligado ao cinema e aos bastidores da produção cinematográfica.

Não importa se estás a começar agora ou já tens alguns projectos no currículo — este espaço é para tirarmos dúvidas, trocar ideias e fortalecer a nossa ainda pequena indústria cinematográfica local.

#cinema

#cinemapalop

#palop

#cinemafricano

Publicado

17/11, 09:01 hs

Gamito Fumane – Diretor, Produtor e Roteirista Moçambicano

Gamito Fumane é um Diretor, produtor e roteirista moçambicano, nascido em Pemba, no bairro de Natite. Fundador da Fumane Films, produtora independente dedicada a “capturar histórias em movimento”, Fumane tem se afirmado como uma das vozes mais promissoras do novo cinema africano.

Com uma linguagem visual marcante e uma abordagem profundamente emocional, Gamito combina elementos da cultura moçambicana com o realismo psicológico e o suspense cinematográfico, explorando temas como culpa, medo, justiça, amor e identidade.

Entre as suas obras de destaque estão os longas-metragens Prato Frio (2025) — um thriller psicológico premiado em festivais internacionais como Nova Iorque e Índia — e O Preço da Culpa (Blood and Remorse) (2026), um intenso drama sobre moralidade e remorso, filmado com a Blackmagic URSA Mini Pro 12K e finalizado em 4K UHD com som 5.1. Ambos os filmes consolidam a sua reputação como um dos cineastas mais técnicos e autorais de Moçambique.

Além de diretor e roteirista, Gamito também é o principal estrategista criativo da Fumane Films, liderando projetos de ficção histórica e fantasia, como As Guardiãs e Império de Gaza, que reinterpretam mitos africanos através de uma estética contemporânea e ambiciosa.

Visionário, multifacetado e comprometido com a valorização das narrativas africanas, Gamito Fumane representa uma nova geração de cineastas moçambicanos que usam o cinema como ferramenta de transformação cultural e afirmação identitária.

Publicado

12/11, 10:45 hs

Sugestão do dia "O Vento Sopra do Norte": https://netkanema.co.mz/programs/vento-sopra-norte

Sinopse: Moçambique foi colônia de Portugal até 1975, enfrentando várias batalhas para conseguir sua independência. Na década de 1960, é retratado uma reconstituição do que foi a última fase desse período colonizador dos portugueses sobre o país africano.

Um filme de: José Cardoso

Publicado

11/11, 09:03 hs

SUGESTÃO DO DIA

Filme: Nascer de Novo


Assista em: https://netkanema.co.mz/programs/nascer-de-novo


Faça parte do nosso canal em: https://whatsapp.com/channel/0029VabVpc7BadmX9DPzmM0

Sinopse:

Bless Ngonhama lidera uma das gangues mais perigosas da Cidade e decidem assaltar e roubar uma viatura. O que era pra ser um crime, se tornou no dia em que este vilão nasceu de novo.

Publicado

10/11, 18:57 hs

A ASAP - Associação de Solidariedade e Amizade para a Palestina tem o prazer de te convidar na próxima quinta-feira, 13 de novembro, às 18h30, para o “Cinefórum para a Palestina”, que terá lugar na Fortaleza de Maputo.

🎥 Iremos exibir o filme “Where Olive Trees Weep - no one is free until we are all free”, que oferece um olhar profundo sobre a luta e a resiliência do povo palestino sob ocupação israelense.

🎟️ A entrada será gratuita e o evento estará aberto a todas e todos! 👐

Se quiseres apoiar a nossa iniciativa, ficaremos muito gratos por qualquer contribuição através do LINK NA BIO.
Envia-nos uma mensagem privada caso não consigas usar o PayPal.
Todo o valor arrecadado será doado à @gazasoupkitchen (https://gazasoupkitchen.org/)..

ℹ️ Para mais informações, entra em contacto connosco por DM ou mensagem privada.

Muito obrigado e até quinta-feira — ninguém é livre até que todos sejamos livres 🍉

Publicado

10/11, 10:03 hs

Aléssio Nhadombe é um cineasta moçambicano com uma sólida trajetória no ramo audiovisual. A sua paixão pela imagem e pela narrativa começou nas maiores estações de televisão do país, onde adquiriu uma ampla experiência em produção, filmagem e edição. Essa vivência serviu como base para a sua transição ao cinema, um universo que abraçou oficialmente em 2017, ao começar a escrever os seus primeiros guiões.

Movido pela vontade de contar histórias que refletem a realidade moçambicana, Aléssio estreou-se como realizador em 2023 com a curta-metragem “Vendida ao Diabo”, uma obra que combina elementos simbólicos e sociais para abordar temas profundos da condição humana e dos dilemas morais da sociedade contemporânea.

A curta teve a sua estreia oficial em 2025, no histórico Cine-Teatro Scala, e rapidamente conquistou reconhecimento dentro e fora de Moçambique. “Vendida ao Diabo” recebeu quatro nomeações em prestigiados festivais de cinema: no Festival de Cinema Kugoma (Moçambique), Viana CineFest (Angola), Newark International Film Festival – NIFF (Reino Unido) e First-Time Filmmaker Volume 11 (Estados Unidos).

Com uma abordagem artística marcada pela autenticidade, profundidade emocional e crítica social, Aléssio Nhadombe representa a nova geração de cineastas moçambicanos comprometidos em elevar o cinema nacional ao panorama internacional.

Publicado

07/11, 11:43 hs

1 / 9
2 / 9
3 / 9
4 / 9
5 / 9
6 / 9
7 / 9
8 / 9
9 / 9

A Kulungwana e a Mozal têm a honra de anunciar os vencedores dos Prémios Mozal Artes e Cultura 2025! 🏆

Foi uma decisão muito difícil para juri deliberar entre tantos artistas talentosos da lista dos nomeados, os 7 galardoados da noite! A excelente qualidade do trabalho que os nossos jovens artistas tem desenvolvido mostram que o futuro das artes está em boas mãos.

…e os vencedores dos Prémios Mozal Artes e Cultura são….🥁


🎨 Artes Visuais: Nuno Silas

📸 Fotografia: Mário Cumbana

🎭 Teatro: Raul Zimila

💃 Dança: Osvaldo Passirivo

🎬 Cinema: Melchior Ferreira

👗 Design de Moda e Vestuário: Amarildo Rungo

🎶 Música: Az Khinera

Muitos parabéns a todos! Cada um dos vencedores receberá um prémio no valor de 120.000 MT 🤑.

Aos que não venceram desta vez, não desistam! Continuem a criar, a inspirar-se e a acreditar no vosso trabalho. Mantenham os vossos portfolios actualizados, documentem os vossos trabalhos, pois contamos convosco nas candidaturas do próximo ano.