Dadivo José nasceu em Moçambique, no dia 6 de julho de 1976. O seu interesse pelas artes foi despertado em 1992, por influência da irmã, que o levou a integrar o Grupo Cultural Boz Verde. Nesse espaço, desenvolveu competências em canto, dança e coreografia, e foi onde se lançou, acima de tudo, como ator de teatro.
Ao longo dos anos, Dadivo José construiu um nome de destaque na história contemporânea do teatro moçambicano. Em 1995, fundou a sua própria companhia teatral, MAHAMBA, através da qual percorreu diversas regiões do país e do mundo, participando em festivais e dedicando-se à formação de atores.
As suas competências artísticas abrangem encenação, escrita teatral e produção para televisão. É autor de três séries televisivas, nas quais também atuou como ator e diretor musical, além de três curtas-metragens, campanhas publicitárias e participação em uma telenovela. Trabalhou com quase todas as companhias teatrais de Maputo e formou grupos artísticos a nível nacional.
Dadivo José utiliza as artes como uma ferramenta metodológica de comunicação didática, abordando temas como saúde, democracia, direitos humanos, fortalecimento das relações interpessoais, entre outros.
No campo académico, é licenciado em Ensino de História e Geografia, pós-graduado em Drama para Mobilização Comunitária e mestre em Políticas de Ensino Superior e Desenvolvimento. Atualmente, é docente e diretor do Departamento de Artes da Escola de Comunicação e Artes da Universidade Eduardo Mondlane.