Ordenado por
Última atividade Popular Publicações mais recentes
setembro 17

Ontem, o nó foi desatado.

Com as mãos do público, a corda esticou-se.

O gesto deu início ao festival.

A rua virou tela. O cinema acordou.

A CORDA começou com vento.

Hoje, a saga continua — com mais filmes, mais encontros.

Em frente à Igreja Nossa Senhora Aparecida de Mavalane

A partir das 18h00

Vem viver o segundo dia.

Parceiro - FESTin

Apoio - Cooperação Espanhola

#acorda2025 #festivalacorda #cinemaderua #maputo #CinemaMoçambicano #cinemaangolano #CulturaNaRua #ofilmeénosso

setembro 17

Ontem, o nó foi desatado.

Com as mãos do público, a corda esticou-se.

O gesto deu início ao festival.

A rua virou tela. O cinema acordou.

A CORDA começou com vento.

Hoje, a saga continua — com mais filmes, mais encontros.

Em frente à Igreja Nossa Senhora Aparecida de Mavalane

A partir das 18h00

Vem viver o segundo dia.

Parceiro - FESTin

Apoio - Cooperação Espanhola

#acorda2025 #festivalacorda #cinemaderua #maputo #CinemaMoçambicano #cinemaangolano #CulturaNaRua #ofilmeénosso

setembro 15

Natural da cidade de Inhambane, Omar Faquirá é um produtor de cinema e consultor de gestão que tem vindo a destacar-se tanto na indústria cultural como no meio empresarial moçambicano.

Em 2015 mudou-se para Maputo para prosseguir os estudos em Administração Pública, onde um reencontro com o realizador JJ Nota despertou a paixão pelo cinema. Essa vocação levou-o a estudar Cinema na University of Zambia, no âmbito do prestigiado programa Multichoice Talent Factory (MTF), com módulos de aperfeiçoamento na New York Film Academy.

Paralelamente, Faquirá consolidou a sua actuação no campo da consultoria, apoiando organizações na estruturação de processos, estratégia e gestão de projectos. Para além da sua formação em cinema, é Mestre em Gestão de Negócios Internacionais e possui certificações em Six Sigma, Gestão de Projectos e outras, credenciais que sustêm o trabalho desenvolvido na sua firma DruckPoint Consulting.

Carreira Cinematográfica

Em 2017 fundou a Afrocinemakers, inicialmente como incubadora de novos talentos, que rapidamente se tornou uma produtora de referência em Moçambique. Desde então, Faquirá tem produzido curtas, longas-metragens, documentários, anúncios publicitários e séries de televisão exibidas tanto em festivais nacionais e internacionais como em plataformas de grande audiência.

Trabalhos e Conquistas Notáveis

* Séries de TV: Produtor de Kuga Munu (JJ Nota, 2023) e Ex-Amicissimas (Gil D’Oliveira e Lorna Zita, 2024), transmitidas na Multichoice – Maningue Magic (GOtv & DStv).

* Curtas-Metragens Premiadas: Produção de mais de 20 curtas, quatro premiadas em festivais como Kugoma e CCMA.

* Longa-Metragem Internacional: Produção de A Quiet Intruder no MTF, exibida em festivais africanos.

* Júri de Festivais: Jurado do prémio Maxfilm Creative no Festival Kugoma (2023).

* Workshops e Mentoria: Facilitador em iniciativas como o concurso de curtas do CCMA, promovendo a capacitação de novos realizadores.

Reconhecimento e Impacto

Através da Afrocinemakers, Faquirá criou uma plataforma de aprendizagem e visibilidade para jovens talentos, contribuindo para elevar os padrões da produção audiovisual em Moçambique.

Enquanto fundador da DruckPoint Consulting, apoia empresas na profissionalização de processos, na implementação de metodologias de excelência e na preparação para certificações internacionais.

A sua carreira reflecte a rara combinação entre criatividade artística e competência em gestão, tornando-o uma referência tanto no cinema como na consultoria empresarial.

setembro 10

Inscrições abertas

setembro 09

Pedro Pimenta é cineasta e produtor moçambicano. Foi diretor de programas do Festival de Cinema de Durban.

Iniciou sua carreira cinematográfica no Instituto Nacional de Cinema de Moçambique em 1977.

Desde então, atuou como produtor de inúmeros curtas-metragens, documentários e longas-metragens em Moçambique e em outros países africanos como Angola, Zimbábue, Etiópia e África do Sul. Dentre eles estão realizações de renomados cineastas, entre os quais Licínio Azevedo, João Ribeiro e outros.

Lembramos alguns desses filmes: Marracuene: Duas margens de um rio, A árvore de nossos antepassados, Loucos, África sonhando, A Tempestade da Terra, Carta de amor Zulu, Teza, Memórias de sonhos, Ilha dos espíritos e Virgem Margarida. Entre 1997 e 2003, Pedro foi o Assessor Técnico Chefe do Projeto de Treinamento em Vídeo e Vídeo da UNESCO no Zimbábue para a África Austral em Harare.

Como parte de suas responsabilidades, ele concebeu e gerenciou vários programas de treinamento no Zimbábue, Malawi, Moçambique, Namíbia e Zâmbia.

Pimenta também é o fundador e diretor do Dockanema, um festival de documentários em Moçambique e é o primeiro moçambicano membro da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos, responsável pela atribuição das estatuetas Óscar.

Em 1997, produziu o filme “Fools”, primeiro longa-metragem rodado por um sul-africano negro (Ramadam Suleman) e, no mesmo ano, “Africa Dreaming”, crônica da África em seis atos, tendo como tema comum o amor.

Pedro Pimenta é um dos fundadores do AVEA – Audio Visual Entrepreneurs of Africa. Também é membro correspondente estrangeiro da “Association du Cinéma du Réel”, encontro internacional do cinema documentário.

setembro 07

Tal como os nossos heróis escreveram a história da independência, o cinema moçambicano escreve a história da nossa identidade.

Hoje celebramos Moçambique com filmes que refletem a nossa luta, a nossa cultura e a nossa vitória. 🇲🇿✨

#FelizDiaDaVitória

setembro 05

🚨 O cinema moçambicano fez história na TTV com a 1ª temporada do POP FILMES!

Foram 3 meses intensos de cinema popular, com produções que emocionaram o público como Heterodoxo de Ivandro Maocha, Virgem Margarida de Licínio Azevedo, Vingança Sangrenta de Isidro Mangue e ainda obras de Assane Ramadane, Júlio Silva, entre muitos outros mestres da sétima arte nacional.

✨ Agora estamos prontos para a 2ª temporada!

Mas a grande pergunta é:

👉 Em qual canal de TV gostaria de assistir ao POP FILMES?

A sua opinião vai decidir o próximo destino deste movimento que valoriza os nossos cineastas e leva o cinema moçambicano a todos.

💬 Deixe o seu comentário e faça parte desta escolha!

#CinemaMoçambicano #PopFilmes #NetKanema

setembro 02

🎥 Atenção, amantes do cinema!

O CCMA está com chamada aberta para júris da 9ª edição do Concurso Anual de Curtas-Metragens! 🎬

Se você tem experiência ou paixão por audiovisual, chegou a hora de colocar seu olhar crítico em acção e fazer parte deste grande evento!

📌 O que precisa fazer?

✔️ Enviar seu currículo e carta de motivação para: candidatura@ccma.co.mz

✔️ Com o assunto: “Candidatura Júri CCMA 2025”

Prazo: 9 de Setembro de 2025

🔗 Saiba mais sobre a candidatura aqui: http://bit.ly/4p3yxx2

#CCMA#9ediçãoCurtasCCMA2025 #Cinema#ChamadaAberta

setembro 02

Não perca nenhuma novidade do cinema moçambicano. 🎬📣

Faça parte do nosso canal do WhatsApp pelo https://whatsapp.com/channel/0029VabVpc7BadmX9DPzmM02

e esteja sempre actualizado em primeira mão

setembro 01
• Editado (set 01, 2025)

Ângelo ‘’A2`` Sitoe é um multifacetado cineasta, diretor criativo, produtor e videógrafo moçambicano.

Conhecido pelos seus diversos talentos que vão desde a música rap, a moda até a realização de videoclipes.

Nascido e criado em Moçambique, desenvolveu desde jovem o interesse profundo pelo audiovisual, utilizando a câmera como uma ferramenta para expressar suas ideias, contar histórias e ilustrar a sua forma de ver o mundo.

Ângelo é o fundador da produtora de conteúdos Njando Produções. Uma produtora que já ganhou espaço no país. Tendo trabalhado com grandes nomes no seio musical, vários criadores de conteúdos digitais, diversas marcas e televisões, esta é uma produtora enraizada na disrupção.

Com uma carreira marcada pela inovação, Em 2016, Ângelo se destaca como sendo o primeiro moçambicano, a fazer um videoclipe 100% filmado com um iPhone .

Em 2020, Volta a ser matéria de jornal, ao promover turismo moçambicano em videoclipe de um rapper americano.

Sempre com o olhar em novos horizontes, Ângelo continua a surpreender e a inspirar, com o seu trabalho, e o seu olhar clinico em todas as imagens que captura.

Já com a sua segunda série, como diretor de fotografia no canal Maningue Magic, ele vem com uma bagagem que promete, e tem potencial para continuar a contribuir da melhor forma no panorama audiovisual.