dezembro 23

Maria Atália Adamugy é atriz, encenadora e docente nas cadeiras de Encenação e Teatro Contemporâneo.  

Formada em Teatro pela Universidade Eduardo Mondlane e Mestre em Teatro Aplicado pela Wits University (África do Sul). 

Iniciou a carreira artística em 1992, actuando na peça “Já Não Quero”, do grupo Voz Verde. Depois disso, participou em uma série de espectáculos, como sejam os casos de “Rei Ubu”, “Carta de Um Morto Indisciplinado”, “A História Repete-se”, “Lisístrata”, “Yerma”  entre outros. 

É membro fundador da Companhia de Artes Mahamba. Participou em várias campanhas de educação cívica dentro e fora do pais, casos de “Tudo Pela Vida” sobre HIV/Sida; “Teatro na Comunidade” sobre direitos dos camponeses; “Quebrados” do Ministério da Educação, “As artes na construção de uma nação” na Alemanha. 

No cinema, foi atriz no filme “O Lobolo”, da produtora Mahla, “A República dos Meninos” do realizador internacional Flora Gomes e “Ancoradouro do Tempo” do realizador moçambicano Sol Do Carvalho. 

Na televisão, atriz no seriado “Aquele Papo”, “Corações Amargos” e na telenovela “Maida”. 

Como encenadora dirigiu vários especáculos teatrais tais como, “A Amarrada Chuva de Kamutxukêti”, “Édipo Rei”, “Psicose 4:48” (prémio do público e do júri nos festivais Olive Tree na África do Sul e no Protest Arts festival no Zimbabwe), “Lá na Morgue”, “Culpado”, “Doente Imaginário” “A Vizinha”, “Petals of Blood” (Durban), “Just The Two Of Us” (Alexander) entre outras. 

Participou em diversos festivais nacionais e internacionais.