Apesar de Moçambique não ter uma indústria cinematográfica consistente, Mélanie de Vales Rafael tem provado ser um talento versátil por onde tem passado.
Mélanie começou a sua carreira como atriz aos 14 anos, deu vida a “Nuta”, uma menina que se torna a médica da cidade em que quando todos adultos desaparecem, cabe às crianças reger a cidade, no filme República de Mininus (2012 co-produção Hollywood e Filmes do Tejo) de Flora Gomes onde contracenou ao lado de Danny Glover.
Em seguida, deu vida ao personagem Fátima onde foi guardiã do mar no filme Debaixo da Lua Cheia (2014) de Orlando Mabasso.
Foi também Rosa, uma médica da cidade que embarca numa viagem rumo ao seu primeiro emprego e em meio à guerra, dois capitães lutam pelo amor de Rosa, no filme Comboio de Sal e Açúcar (2016) de Licinio de Azevedo que foi aceite pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood para os Oscars.
Foi também “A Menina da Festa” no filme Ruth (2018) de António Pinhão Botelho, filme que fala sobre a vida do jogador Eusébio.
Em 2018, também deu vida ao personagem Shamila no filme Brasileiro “A Matéria Nocturna” do realizador Bernard Lessa.
Por fim, em 2020 em meio a pandemia, deu vida à personagem Nair, no filme angolano “A Professora” do realizador Henrique Narciso Dito.
Melanie nasceu e cresceu em Maputo, capital de Moçambique.
É fluente em Inglês, Português e Francês.
Estudou música na Escola Nacional de Música e fez aulas de dança ao longo dos anos no Centro de Pesquisa Coreográfica de Maria Helena Pinto.
Já na escola secundária foi convidada após ser descoberta por um encenador que no momento procurava talentos, para encarnar o seu primeiro papel no cinema em 2010.
Em 2011 aos 16 anos, tornou-se Young Designer do Mozambique Fashion Week onde apresentou anualmente suas coleções de moda por 5 anos. Em 2014, foi vencedora do Home Center Fashion Challenge do Mozambique Fashion Week.
Foi vocalista de uma banda de jazz que abrilhantou as noites de Jazz de um dos maiores hotéis 5 estrelas de Maputo, o Polana Serena Hotel.
Mélanie tem como hobbies fotografar, edição de vídeo e de fotografia, leitura e viagens.
Longe das câmeras, Mélanie seguiu com os seus estudos onde estudou Relações Internacionais e Diplomacia no Instituto Superior de Relações Internacionais em Maputo.
Foi também estudante na Ferrari Fashion School em Milão na Itália. Onde se qualificou em “Modelista Sposa” ou simplesmente “Moda para noivas”.
Em março de 2018 embarcou rumo ao Burquina Faso para participar dos “Journées Cinématographique de la Femme Africaine de l’image “ recebeu este convite em virtude dos papéis por ela encarnados ao longo dos anos.
Tornou-se também embaixadora do combate ao cancro de mama em Moçambique para a campanha Outubro Rosa 2018.
Em Dezembro de 2018, Melanie foi galardoada como a “Melhor Jovem Atriz Africana”, prémio que é atribuído pela Academia Africana de Cinema, a Academia de Sotigui no Burkina Faso. Este prémio, foi entregue dado ao seu desempenho ao longo dos anos no cinema e acima de tudo, o seu desempenho como Rosa no filme Comboio de Sal e Açúcar.
Ainda em Dezembro de 2018, Melanie lançou junto com o cantor Puto Português, a sua primeira música a convite da discográfica angolana LS & Republicano.
A música intitulada “Me diz só - Melanie de Vales ft. Puto Português”
De 2018 a 2020, Melanie fez shows de grande destaque como cantora, como o show da Team dos Sonhos em Angola, Moçambique e Portugal.
Em Outubro de 2019, lançou a música “Mais Forte ao Teu Lado” ao lado do cantor angolano Rui Orlando.
Em 2020, em meio à pandemia do coronavírus, Melanie deu vida ao seu sexto personagem no cinema numa produção internacional, que foi também a sua primeira vez como co-produtora de um filme.
Em 2022 Melanie, compôs junto do produtor musical português King Reapa, a trilha sonora da série moçambicana “A Infiltrada”. Série esta em que Melanie também fez parte do elenco principal de atores.
De 2023 a 2024, Melanie deu vida ao personagem Emília da novela moçambicana Maida onde compôs uma música para a trilha sonora da Novela