Assane Ramadane, o moçambicano que revolucionou o cinema através de poemas.
Assane Ramadane João, nascido aos 13 de Junho de 1994 no Distrito de Mocuba na Zambézia, e mudou-se para o Distrito de Nicoadala aos 3 anos de idade.
É poeta, compositor, cantor, designer gráfico, videomaker, activista, docente, Cineasta etc.
Começou a sua carreira como Poeta por influência do seu irmão mais velho que nos tempos já dispunha de vários textos que eram declamados por Assane Ramadane em concursos na sua Escola.
Assane Ramadane fez parte do Núcleo do parlamento infantil Distrital de Nicoadala nos cargos de Secretário e posteriormente eleito como Presidente, onde desenvolveu o gosto de escrever, declamar e actuar em varias peças teatrais no Distrito.
Em 2011 começou a criar seus textos próprios e a declamar os mesmos.
Em 2013, durante a sua formação académica, começou a gravar os seus textos e a criar vídeos amadores dando ilustração aos seus escritos.
Em 2016 formou-se em Ciências Políticas e Administração Pública na Universidade de Dodoma na Tanzânia.
Assane Ramadane passou a apresentar-se em vários eventos culturais na cidade de Quelimane através do Movimento Socio-Cultural e Literário Educar com Arte (MOSOLECA) o qual fazia parte desde a sua criação em 2018 e nesse período lançou a sua primeira EP de 05 poemas intitulada “Sussurros Barulhentos”.
A forma diferente e inovadora de fazer poesia fez com que este poeta facilmente conquistasse o coração, atenção, admiração e reconhecimento das pessoas que degustavam das suas obras.
Em 2019 o sonho de lançar uma obra literária foi substituído pelo lançamento de um CD de Poesia Falada, intitulado "Nossas vidas, meu pensar" onde ganhou destaque e muita visibilidade ao nível nacional assim como internacional pelo seu poema intitulado "MEUS CUMPRIMENTOS" um poema de intervenção social retratando o desabafo de um filho para com a sua mãe sobre vários assuntos que o apoquentam dia pós dia e esta obra foi filmada numa cabine telefone e com grande repercussão.
No ano de 2020 durante a pandemia da COVID-19 lançou o seu segundo CD intitulado "MEUS CUMPRIMENTOS" Segundo ele o CD ganhou este titulo pela popularidade do poema com mesmo título sendo este o mais popular.
O CD II é composto por 16 Poemas com conteúdos exclusivos, desde o romance e temas de intervenção social.
“Foi-se e não Mais voltou, Cenas de filmes, lencinho de lágrimas, Zicar Carimo filho de Cabo Delgado, soldado que a vida soldou, Quando eu morrer vou contar tudo a Deus e voltaremos ao pó”, são alguns dos temas que compõem o novo trabalho discográfico de Assane Ramadane que segundo ele diz tratar-se de uma revolução poética ate que a poesia seja dançada.
Não obstante, O CD conta dentre vários, com a participação do cantor de Nampula Raça Oculta e poetas como RA Luis, Amelia Chartony, Vania Lampião, Rogerio Supinho e Marla Virgílio.
Ainda em 2020 o Poeta Assane Ramadane baseando-se nas suas obras lancou o seu primeiro filme de curta metragem chamado WINHOKA no âmbito da campanha Setembro Amarelo em repudio aos Suicídios.
Em 2021, Lançou o seu segundo Filme de curta metragem “CABO DESLIGADO” também baseado na sua obra poética que retrata de forma artística o trauma vivido pela população de cabo delgado.
Em 2022 lançou um filme de longa metragem intitulado "ENTRE ASPAS" que trará vários aspectos da sociedade como: HIV/SIDA (o incentivo ao tratamento TARV, Estigma, partos normais etc), drogas, depressão, violência sexual, trabalho infantil e homicídio.
Assane Ramadane vem se expressando através da poesia de maneiras muito surpreendentes e nestes filmes verificam-se recitações poéticas em forma de narrações muito arrepiantes e comoventes.
Hoje os seus trabalhos já estão no VIBRATOQUES DA VODACOM, os seus vídeos e áudios tem partilhado no seu canal do YouTube e na sua página do Facebook, Instagram e Tiktok.
Já teve vários certificado de reconhecimento ao nível da Cidade de Quelimane assim como em Angola num Festival de Cinema.
Assane Ramadane foi vice-campeão Nacional de poesia falada MOZ - SLAM edição 2023.
O seu maior sonho é levar a poesia ao alcance do mundo, impactar vidas e moldar comportamentos.