Fátima Zacaria Hilário, uma jovem de 21 anos, casada e mãe, surge como um exemplo de superação e inovação, ao empreender em negócios que permitem à sua comunidade ter acesso a entretenimento digital e alguns serviços tecnológicos, como é caso de um cinema.
Fátima montou um cinema comunitário em sua casa, conhecido localmente como “clube”. O clube, construído de pau-a-pique, tem capacidade para cerca de 50 pessoas e está equipado com uma antena de televisão satélite, um sistema de som e uma tela. Neste espaço, são exibidos uma variedade de conteúdos de entretenimento, desde telenovelas a jogos de futebol.
Os bilhetes para acessar ao espaço variam de 5 a 20 meticais, sendo o bilhete mais caro para as finais de campeonatos de futebol internacional, conforme explicou a empreendedora.
Além do cinema, Fátima oferece serviços de carregamento de baterias de celular e banca móvel. Estes dois últimos serviços estão disponíveis na mercearia da qual é proprietária, que garante também o abastecimento de alimentos à sua comunidade. Visto que a ilha não possui electricidade, a empreendedora montou um sistema de captação de energia solar no quintal de casa, garantindo o funcionamento do seu empreendimento.
Apaixonada pela tecnologia, conta que teve seu primeiro celular quando estava na 10ª classe, oferecido pelo pai.
“Meu pai ofereceu-me o primeiro celular com internet, eu usava para baixar livros e conectar-me às redes sociais, e gostava muito”,
conta Fátima.
Fonte: Kabum Digital