Inadelso Cossa, o realizador moçambicano que está a brilhar pelo mundo
Inadelso Cossa é realizador, produtor e diretor de fotografia, membro da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood (AMPAS) desde 2020.
Formado em cinema pela Baden Württemberg Film Academy em Estugarda - Alemanha. Faz cinema desde 2006, onde iniciou se como primeiro assistente de camera na longa: Quero ser uma estrela do realizador José Carlos de Oliveira e assistente de realização no longa A Republica di Mininus do realizador Guineense Flora Gomes.
Em 2009 Fundou a produtora moçambicana 16mmFILMES, focada em documentários criativos e longas-metragens de ficção. Os seus filmes abordam temas como a memória pós-colonial, e o trauma pós-Guerra Civil em Moçambique.
A história não oficial do seu país é quase sempre o veículo do seu cinema onde o realizador se posiciona numa perspetiva pessoal.
Seu primeiro documentário de longa-metragem: Uma Memória em Três Atos fez estreia mundial no festival IDFA - Festival Internacional de Documentários de Amsterdão, Holanda. O filme ganhou o Prêmio Especial do Júri no Festival de Cinema de Zanzibar em 2018 e o Premio Comissão Flamenga para a Unesco de melhor documentário no Afrika Film Festival Leuven, Bélgica 2020.
Inadelso Cossa foi convidado a contribuir como júri em vários festivais como IDFA 2018, Doc Sheffield 2018, World Press Photo 2020 e programador de documentários no Festival Internacional de Cinema de Durban 2023. O realizador foi convidado pelo MIT – Massachusetts institute of Tecnology ministrar uma palestra / Master Class sobre cinema Mocambicano em 2019.
O seu mais recente projecto: As Noites Ainda Cheiram a Pólvora tem o apoio do IDFA Bertha Fund, Hotdocs, The Netherlands Film Fund+IDFA Bertha Fund Co-production scheme, Sorfund Norway Fund, ICA Portugal através de co-produção com Portugal, França, Alemanha e Noruega, RTP Portugal e ARTE La Lucarne.
Para além de participação em laboratórios como: Berlinale Doc station 2019, Atlas workshop Marrakesh 2019 onde ganhou o primeiro prêmio, Sorfund Norway Pitching forum 2020, La Fabric Du Cinema du Monde Cannes 2020 e Final cut in Venice 2021.
O filme As Noites Ainda Cheiram a Pólvora teve e sua estreia mundial no Berlinale Forum 2024. CPH:DOX, e foi recentemente distinguido com o Premio Especial do Júri no festival Olhar de Cinema no Brasil.