Júlia Eduardo Novela, nascida à 29 de Maio de 1982, em Maputo, numa família que muito simpatiza com as artes. Júlia, destaca-se no mundo criativo desde os primórdios como bailarina na Casa da Cultura do Alto – Maé, depois integrou a Associação Cultural Girassol como actriz e produtora do Festival Internacional de Teatro de Inverno.
Com o andar do tempo tem demonstrado o seu empenho abnegado e solidificado pela ética de trabalho, conduta profissional e esforço, com excelentes competências de documentação, agendamento, elaboração de contratos, atendimento telefónico e ao cliente.
Júlia Novela já desempenhou funções como de assistente de produção cultural no Centro Cultural Franco Moçambicano e de assistente administrativa na Associação Moçambicana de Cineastas.
Já encabeçou produções de eventos nacionais e internacionais com as bandas Ghorwane, Isaú Meneses, Félix Moia, Michel do Rosário, Kassav, Jean Michelin, Monique Seka, Tanya Saint Val e Thierry Kham.
Trabalha em várias produções, produtora, intérprete de português-francês-português e é membro da equipa de produção do Festival zouck.
É formada em Gestão e Estudos Cultural pelo Instituto Superior de Artes e Cultura (ISARC). Para além dos palcos, Júlia Novela, é actriz de cinema, tendo iniciado na Associação Moçambicana de Cineastas – AMOCINE, ganhando relevância em histórias de ficção nacional.
Actualmente, Júlia Novela é directora Executiva da XHUB – Incubadora de Negócios Culturais e Criativos e directora Geral do Festival AZGO.