novembro 18

Marieta Manjate, uma referência na liderança das produções de filmes.


O seu percurso profissional abrange a produção de filmes de ficção, tanto internacionais quanto nacionais, e documentários autorais. Nos últimos 25 anos, coordenou a produção de documentários, filmes de ficção, produções infantis, radionovelas e dublagens radiofônicas, além de coordenar equipes em mais de 400 exibições de cinema e debates com temas de caráter social e educativo, voltados para as comunidades.

Marieta Coordenou também a produção de diversos filmes, como Impunidades Criminosas, Caminhos da Paz, Mabatabata, Kutchinga e Ancoradouro de Tempo, desenvolvidos pela Promarte, onde actualmente é Directora Executiva.

Adicionalmente, Marieta é Presidente da Associação Cultural Scala, cuja missão é promover a intervenção artística e cultural em espaços públicos históricos, oferecer formação artística e realizar pesquisa histórica e social, utilizando a mídia audiovisual (história oral) para preservar os eventos da história recente de Moçambique. A associação também se dedica à exibição e divulgação do cinema moçambicano e à realização de ciclos de cinema, entre outras actividades.