O aniversariante de hoje chama-se Ivandro Maocha, o Realizador da primeira novela moçambicana "Maida".
Nascido em Maputo aos 12 de Junho de 1979, casado e pai de uma filha, é videógrafo, empreendedor e aspirante ao cinema em tempo integral.
Frequentou o até 2006 o curso de Engenharia Informática pelo Instituto Superior de Ciências e Tecnologias de Moçambique; tendo se destacado na disciplina de multimédia o que levou a sua paixão pelo mundo áudio visual e cinema;
Frequentou os cursos de formação profissional em edição de vídeo na NAB 2016 e de fotografia digital com Jorge de Almeida.
Trabalhou como consultor de Tecnologias de Informação no Colégio Nyamunda de 1999 a 2015 e na Sekeleka Investimentos de 2013 a 2018 tendo adquirido experiência na gestão de redes e softwares de gestão pedagógica.
Ivandro Maocha é o fundador da NetKanema, a plataforma do cinema moçambicano.
Co-fundou a Maocha’s Produções em 2007 com a Dra Suzana Rita Jeremias e assumiu os cargos de gestão e de realizador, editor e cinegrafista assim como foi co-fundador, sócio e director técnico da CONSYS desde 2013 e da SIMPLIS Lda desde 2014.
Lecionou como professor assistente no curso de teatro na ECA na disciplina de audiovisual com o docente António Cabrita e no Centro de Educação Contínua (CeC) da Fundação Universitária, com o Dr. Rui em 2017.
Tem um larga experiência profissional como realizador, editor e cinegrafista em campanhas como da ZAP - MSTAR (7º e 8º aniversários (2018 e 2019), Zap Max (2018), Zap Box HD, entre outros actuais, campanhas do Standard Bank CrediAzul e Leasing: Pouco Pouco, Vodacom - Verão 2013, MCEL - Super Quartas, Vodacom - Vitimas das Cheias para a agência DDB Moçambique. Outras campanhas como Água Vumba – Fonte de Inspiração, BancABC – Crédito a Habitação, Páginas Amarelas pela agência Zwela e Playground. BIM – Apoio as Pequenas e Médias Empresas pelas agência Mahla Filmes,; tendo também trabalhado com agências como Young Network, Cine Group, Eurobrand e outros.
Participou na realização de programas de televisão como Turismo em Foco e StartUp, assim como participação me rodagens internacionais da Nando’s (Peri Peri) pela Mahla filmes, Caldeirão do Luciano Huk .
Realizou de 2021 e 2022 a primeira temporada (140 episódios) da Telenovela Moçambicana Maida, pela produtora Panavideo MZ para o canal Maningue Magic da DSTV.
Como aspirante ao cinema realizou em 2019 a sua primeira obra cinematográfica o Início do Fim com ajuda de familiares, amigos e parceiros de negócio, o Quintal em 2020 e em 2023 a Obra vencedora do prémio Novos Autores do Kugoma o Heterodoxo - O Quarto