Sabina da Fonseca, a Nilsa da telenovela Maida.

Conheça a atriz moçambicana Sabina da Fonseca.

Duranta a sua adolescência sempre gostou de dançar e participava em grupos teatrais nas escolas do ensino primário e secundário.

Fez a sua formação superior na ECA / UEM, especializada em Teatro para o Desenvolvimento Comunitário (Teatro Aplicado).

Está na área da cultura desde os 15 anos de idade e esteve inscrita na Casa da Cultura do Alto-Maé como dançarina, nos grupo de dança tradicional e moderna, notabilizou-se e com o seu desempenho e dedicação.

No ano seguinte foi convidada a participar num grupo teatral denominado “Mahamba” e tendo a sua estreia na peça denominada “O Negro” interpretando a personagem de curandeira que ensina os rituais de iniciação mesmo sem que tivesse conhecimento sobre o curandeirismo.

Com a sua vontade, ambição e determinação teve a oportunidade de trabalhar em várias peças teatrais com grande destaque nas seguintes peças: O Negro, Vovó Patha, Reunião dos Míopes, O fogo da Rainha Mahumana, e varias outras.

Formada em comunicação e facilitação pela PSI Moçambique, em aconselhamento e testagem pelo ministério de saúde e formada também na área Psicossocial pela REPSSI.

Nos últimos tempos esta focalizada em Novelas, Cinemas, Rádio Novelas, Publicidades, etc e embora seja desafiador esta disposta a ultrapassar varias barreiras pois faz por amor e paixão. 

Como Actriz de Rádio, participou em várias radionovelas da RM, da FORCOU, Rádio Capital e outras comunitárias.

Participou em vários filmes e com vários realizadores com grande destaque no Filme de curta metragem (Dia do Homem 1 e 2) interpretando o papel de Marta,

Participou tambem no filme do realizador Licínio de Azevedo (Comboio do sal e Açúcar) como Mariamu, e várias publicidades de TV e rádios.

Participou no projecto cinema arena durante dois anos com método de intervenção social com percurso na província da Zambézia, Nampula e Gaza.

Actualmente esta em tempo inteiro a participar na telenovela Moçambicana Maida.