Wilford Machili, um realizador perto de ganhar um óscar no cinema.
Wilford Machili ou Pai do Lino, Moçambicano de origem Chope e N’yanja é Realizador de Cinema, Realness Institute Alumni e Fundador da Big Picture Filmes.
Wilford realizou e produziu vários filmes de curta-metragem entre 2015 e 2023 de sua autoria e em colaboração com outras pessoas.
Trabalhou em projectos como a telenovela “Maida” e o seriado “Kuga Munu”, ambos financiados pela MultiChoice.
Também foi editor e cameraman pelo Grupo Soico, em particular para a SLive tendo adquirido bastante experiência sobre a produção em televisão e actualmente é colaborador no Estúdio Criativo Anima.
Actualmente está dedicado na produção do seu primeiro filme de longa metragem, “LINO”.
“Sou apaixonado pelo cinema moçambicano e tento sempre contribuir com tudo quanto posso, quero fazer parte de tudo que permite crescer a cultura audiovisual local.
Internacionalmente já tive a oportunidade de contribuir na curadoria de alguns filmes para festivais internacionais e tenho o privilégio de estar exposto a algumas das maiores plataformas e canais de indústrias na diáspora com o devido reconhecimento.”
Pai de Lino foi estudante na Faculdade de Arquitectura e Urbanismo, isso influenciou bastante para que ingressasse para o mundo do cinema hoje, tendo até agora participado de várias experiências e criado plataformas como o Maputo International Film Festival.
“Uma das minhas principais missões enquanto cineasta é ganhar um Óscar, penso que seria satisfatório para mim como um homem negro e africano estar nessa posição.
Já sei qual é o filme que me pode dar esse prémio e estou também a trabalhar nesse sentido já há algum tempo, endereço aqui o meu super obrigado a Jéssica Fauvet”
Pai de Lino é um admirador da cultura cinematográfica brasileira, e, acha que Moçambique tem muitas similaridades com eles. Gosta muito da vida nos subúrbios de Maputo principalmente no Chamanculo, as cores, cheiros, sons os lugares, muito bonitos lugares.
Os seus hobbies são: ler (Este ano está a ler o seu 3º livro sobre o cinema moçambicano), cozinhar e cuidar da sua casa (fez até agora 2 cursos de culinária - 1 de culinária geral e outro de culinária Tailandesa), ver filmes e praticar desporto.